A cantora brasileira Astrud Gilberto morreu aos 83 anos.

A informação foi confirmada pela neta Sofia Gilberto nas redes sociais. “Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu. “Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional”, relembrou Sofia.

“A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, acrescentou.

Morre Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova

Nota de pesar – Astrud Gilberto

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta profundamente a morte da cantora Astrud Gilberto, aos 83 anos. Um dos ícones da Bossa Nova, a artista deixa 337 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. Como intérprete, ela ficou internacionalmente conhecida por gravar uma versão em inglês da canção “Garota de Ipanema”, de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Neste momento de tristeza, a instituição se solidariza com seus familiares e amigos.

Morre pai da bossa nova João Gilberto

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, na Bahia, em 1940. Seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos por 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).

 

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento