O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana vai ampliar o uso de medidores nos sistemas de reservação, compostos por sensores de vazão e pressão, para combater a perda de água na rede de abastecimento. A medida foi uma indicação da comissão criada pela autarquia, em janeiro, justamente para essa finalidade. A definição dos próximos passos ocorreu na reunião mais recente do grupo de servidores, na quinta-feira (8).
Segundo o superintendente do DAE, Marcos Morelli, atualmente estão em operação 100 sensores, entre equipamentos de macromedição, aferição de pressão e de nível no sistema. “A comissão tem apontado alternativas satisfatórias para diminuir as perdas de água. Esses equipamentos são importantes para fazer o controle de vazão e de pressão no sistema de abastecimento, e vamos ampliar a utilização deles”, explicou Morelli.
Mais notícias da cidade e região
Os trabalhos de combate às perdas estão concentrados atualmente na região do Centro de Reservação (CR) 12, que abastece os bairros Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras e Vila Bela.
A comissão analisou diversas propostas recebidas para o combate de perdas, como o uso de inteligência artificial e outros controles de monitoramento. Além disso, foi indicada também a contratação de uma empresa para a realização de um trabalho de “caça vazamento” de água em algumas regiões específicas que apresentem mais dificuldades.
“Logo teremos um relatório inicial e uma indicação de soluções para diminuir o total de água perdida e aumentar a demanda de água para a população”, acrescentou Morelli.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP