da BBCBrasil- O furacão Milton avança em direção à densamente povoada Baía de Tampa.

Os moradores da Flórida, nos Estados Unidos, estão correndo para terminar os preparativos de emergência — ou simplesmente deixar sua casas — enquanto

Milton é atualmente uma tempestade de categoria 5, com ventos ferozes de até 270 km/h.

A previsão é de que atinja a Flórida com força total na noite desta quarta-feira (9/10), horário local, menos de duas semanas depois de o Estado ser atingido pelo devastador furacão Helene.

Furação 'monstro', Milton chega aos EUA hoje

O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou a população da Flórida na terça-feira para deixar suas casas como uma “questão de vida ou morte”, enquanto o Estado realiza seu maior esforço de retirada de pessoas em anos.

“Eu não gostaria de estar lá”, afirmou Gerald Lemus. “Esta vai ser uma tempestade que vai mudar vidas, não importa onde ela chegue.”

Veja notícias internacional e turismo 

Lemus, que morou em Bradenton durante toda sua vida, contou que nunca havia deixado sua casa antes por causa de uma tempestade. Mas decidiu que precisava fazer isso pela segurança da filha de oito anos.

“Eu simplesmente olhei para ela, e não podia traumatizá-la com algo assim”, ele disse na noite de terça-feira. “Não estávamos dispostos a pagar para ver”.

ML Ferguson tem lutado para reconstruir sua casa em Anna Maria, na Flórida, que foi seriamente danificada no mês passado pelo Helene, um poderoso furacão de categoria quatro.

Furacão assustador

“Este vai ser muito pior do que o Helene”, ela disse ao telefone, enquanto estava presa em um engarrafamento fora da cidade.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP