O governador Tarcísio de Freitas é favorito para as eleições ao Governo de São Paulo em 2026. Ele teve o governo aprovado por 55% da população e leva a reeleição com larga vantagem, em um total de nove cenários simulados pelo do Instituto Realtime Big Data, em pesquisa encomendada pela Rede Record de Televisão, divulgada na tarde desta sexta-feira (14).

No total, 1500 pessoas foram ouvidas em todo estado de São Paulo, no dia 13 de fevereiro, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Leia + sobre política regional

“O Governador Tarcísio de Freitas é o grande favorito para vencer as eleições de 2026, muito em razão da forte aprovação de seu governo. Importante salientar ainda que a esquerda não conseguiu, até o momento, encontrar um nome forte que possa enfrentá-lo. Caso Tarcísio não seja candidato, Ricardo Nunes e Eduardo Bolsonaro aparecem como nomes de destaque, assim como o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que tem se destacado muito nas redes sociais”, afirma Wilson Pedroso, sócio estrategista da Realtime Big Data.

Tarcísio lidera corrida em SP com Pablo Marçal em 2o

De acordo com a pesquisa, Tarcísio de Freitas (Rep) alcança 44% das intenções de votos concorrendo contra Pablo Marçal (PRTB), com 20%, Geraldo Alckmin (PSB), com 13%, e Alexandre Padilha (PT), com 5%. Brancos e nulos somam 6% e os eleitores que não sabiam ou não responderam são 12%.

No segundo cenário avaliado pelo Realtime Big Data, Tarcísio de Freitas tem 42% da preferência dos eleitores e Guilherme Boulos aparece em segundo lugar, com 21%. Pablo Marçal alcança 19 pontos percentuais e Alckmin fica com 9%. Brancos e nulos são 4% e aqueles que não responderam são 5%.

No terceiro cenário, em que são apresentados aos entrevistados apenas os nomes de Tarcísio, Alckmin e Padilha, o atual governador tem 55% da preferência. Esse índice chega a 57% quando os concorrentes são Márcio França (PSB) e Padilha.

“O governador Tarcísio de Freitas é amplo favorito à reeleição. Não há qualquer adversário que tenha a capacidade de incomodá-lo nesse momento. Chama a atenção o desempenho abaixo do esperado do vice-presidente Geraldo Alckmin, que governou o estado por quatro oportunidades e parece estar relegado a um segundo plano na disputa. Uma candidatura de Tarcísio ao Planalto deixa o cenário paulista absolutamente imprevisível, mas com tendência de vitória de um apadrinhado seu”, analisa Bruno Soller, cientista político do Realtime Big Data.

Cenários sem Tarcísio

O Realtime Big Data também simulou cenários sem a presença de Tarcísio de Freitas, considerando uma possível candidatura do governador à presidência da República. O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, chega em primeiro lugar, com 37% da preferência dos eleitores, seguido por Geraldo Alckmin (18%), Rodrigo Manga (9%) e Alexandre Padilha (7%).

O vice-presidente Geraldo Alckmin tem a preferência em três cenários diferentes, mas em nenhum deles alcança desempenho superior aos 30 pontos percentuais. No primeiro deles, pontua 26%, contra Rodrigo Manga e Alexandre Padilha, que chegam a 13% e 8%, respectivamente. No segundo cenário, Alckmin tem 24%, à frente do Capitão Derrite (16%) e Padilha (8%). O melhor desempenho de Alckmin, de 30 pontos percentuais, foi observado em um cenário contra Padilha (9%) e Felício Ramuth (4%).

Caso Eduardo Bolsonaro (PL) seja candidato, ele conquista 42% da preferência dos paulistas, à frente de Alckmin (20%) e Padilha (6%).

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Tarcísio de Freitas é o preferido dos paulistas em cinco cenários diferentes, chegando a 58% contra Alckmin (20%), 59% conta Marcio França (17%) e 61% contra Padilha (13%). Em uma possível disputa contra Pablo Marçal, Tarcísio fica com 48% e o adversário com 22%. No último cenário simulado, Tarcísio tem 52% e Padilha tem 27% da preferência dos entrevistados.

Aprovação do Governo Tarcísio

O Real Time Big Data também mediu o índice de aprovação dos paulistas para os governos estadual e federal. No total, 62% declararam aprovar o governo de Tarcísio de Freitas, contra 33% que desaprovam. Já o governo do presidente Lula recebeu aprovação de 39% dos entrevistados, sendo que 55% desaprovam.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP