695 famílias de Nova Odessa devem se recadastrar no CadÚnico para manterem benefícios como Bolsa Família, BPC e Tarifa Social de Energia

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Um total de 695 famílias de Nova Odessa beneficiárias do Programa Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Tarifa Social de Energia Elétrica devem atualizar seus dados gradualmente no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) entre este mês de março e fevereiro de 2026, sob o risco de terem seus benefícios cortados. O alerta é da Diretoria de Gestão Social do Município. Em todo o Brasil, cerca de 6,4 milhões de famílias devem se recadastrar.

“A Ação de Qualificação Cadastral é composta pela Averiguação Cadastral e pela Revisão Cadastral. Na primeira, foram incluídas as famílias com indício de inconsistência de composição familiar e, na segunda, aquelas que precisam atualizar seu cadastro”, explica o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Segundo o órgão federal, há 206 famílias novaodessenses na listagem de “averiguação cadastral” e 489 na de “revisão cadastral”. Tratam-se de famílias que realizaram sua mais recente atualização cadastral há 24 meses ou mais. Também estão inseridas na ação “famílias com inconsistência de composição familiar” em algumas situações específicas.

A Diretoria de Gestão Social do Município já está entrando em contato com os responsáveis por cada família para repassar o alerta do Governo Federal e prestar as informações e orientações necessárias, para que nenhuma perca o benefício social federal a que tem direito.

Dividido por perfis do público-alvo, o cronograma de notificações por mensagens já começou e prossegue até maio de 2026. Os eventuais bloqueios de benefícios pela falta de atualizadas cadastral estão previstos pelo Ministério para começar em junho de 2025, também conforme cada grupo.

As famílias também estão sendo comunicadas diretamente através do aplicativo do Cadastro Único. As mensagens estarão no ícone “envelope”, ao lado superior direito do aplicativo. Já quem recebe o Bolsa Família também terá o comunicado disponível nos aplicativos do próprio Programa, bem como nos apps de pagamentos, como o “Caixa Tem”.

Serão ainda disponibilizadas mensagens de voz, na Central de Atendimento da Caixa, para auxiliar na comunicação e na orientação às famílias, sem prejudicar outras formas de comunicação coordenadas pelo Ministério.

As famílias incluídas pelo Ministério nesta “Ação de Qualificação Cadastra” serão acionadas de forma escalonada, não sendo necessário que se dirijam imediatamente aos pontos de atendimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

No entanto, ao serem avisadas através destes aplicativos oficiais, as famílias deverão procurar a Diretoria de Gestão Social e Cidadania da Prefeitura de Nova Odessa, responsável pela operação do Cadastro Único no município, para atualizar seus dados cadastrais.

“Para as famílias compostas por apenas uma pessoa, seja para a inclusão ou para a atualização cadastral e manutenção de programas de transferência de renda, a entrevista para coleta de dados deverá ser feita no domicílio da pessoa”, acrescentou o Ministério.

A nova sede da Diretoria de Gestão Social de Nova Odessa fica na Rua Florianópolis, nº 305, no Jardim São Jorge. Mais informações podem ser obtidas pelos cidadãos interessados através do WhatsApp da “Promoção Social”, o (19) 3476-1358.

 

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