O DAE de Americana informou na tarde desta quarta feira que adotou a medida “enrocamento” para normalizar a captação de água que começou a ficar deficiente após uma redução brusca nesta terça feira no nível de água do rio Piracicaba. De 6 metros, considerado normal, o nível baixou em apenas um dia, para 5,5 metros, dificultando o trabalho das bombas de captação.
A ação, que era prevista para abril – período de estiagem – , deve ter início nesta quinta feira e tem resultados gradativos até sua finalização, que deve ser na próxima segunda feira. Apesar da ação, a diretora do DAE, Claudete Alves, afirmou que não é o caso de racionamento, mas sim de conscientização do uso.
ENROCAMENTO: ?? um procedimento ambiental feito em pontos estratégicos do rio onde são colocadas e assentadas pedras ao fundo para que o nível da água suba e as bombas trabalhem com tranquilidade. O DAE afirmou que o procedimento resolverá o problema até chover.
CONSUMO: O DAE pede para que as pessoas pensem no coletivo. O não desperdício de água em regiões mais baixas da cidade, pode fazer com que não falte água nas regiões altas. “Temos que agir para Americana, não especificamente para um bairro, estamos pensando em todo mundo”, disse Claudete. A diretora pede que a população ligue para o DAE em caso de vazamentos. “Que a população nos ajude nesse momento, o 0800 continua funcionando, mas se ligarem dizendo que falta água em determinado bairro, me desculpem, mas nós já sabemos. Use esse número para relatar vazamentos. Estamos fazendo nossa parte da melhor maneira possível e pedimos a ajuda da população”, concluiu.
Além do 0800 12 37 37, o telefone da diretoria do DAE também estará à disposição para urgências. O telefone é 34712900.