Prefeitura de Sumaré conseguiu em 2013, pela primeira vez em dez anos, arrecadar mais do que gastou. Segundo a assessoria de imprensa, a gestão financeira foi mais técnica e austera, priorizando a redução de gastos.Foram R$ 540,2 milhões em receitas totais (sendo R$ 512,3 milhões referentes às receitas correntes líquidas, ou ???RCL???), perante R$ 532,6 milhões em despesas (pagamento de servidores, custeio e investimentos).???Nos últimos 10 anos, este é o primeiro em que as receitas estiveram acima das despesas. Esta informação interfere diretamente no crescimento do passivo (das dívidas) da Municipalidade???, destacou o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Hamilton Lorençatto.
FAPS E RESTOS A PAGARJá as dívidas consolidadas da Prefeitura, que correspondem a todas as dívidas que ultrapassam 12 meses para sua quitação, fecharam 2013 em 59,33% do Orçamento, bem abaixo do limite imposto pela LRF (que é de 120%), e acima do valor do fechamento de 2012, quando esta dívida consolidada estava em 45,8%.Este aumento deve-se à recomposição do Fundo de Previdência Social do Município ??? o FAPS ??? iniciada pela atual gestão ano passado, através do acordo de pagamento parcelado dos R$35 milhões da parcela patronal que a gestão anterior deixou de depositar no fundo de aposentadoria dos servidores municipais desde a adoção do regime previdenciário próprio.Os restos a pagar ???descobertos??? (sem os respectivos recursos em caixa) de um exercício para o outro também caíram de 2012 para 2013. A gestão anterior deixou ???descobertos??? e não pagos, no final de 2012, empenhos da ordem de R$ 90,9 milhões, verificados no primeiro dia útil de 2013, perante uma disponibilidade de caixa de apenas R$ 3,9 milhões, com resultado negativo na ordem de R$ 87,0 milhões.Já ao final do ano passado, estes valores eram, respectivamente, de R$105,1 milhões e de       R$21,1 milhões, com resultado negativo bem menor, de R$ 84,0. 
LOA 2014A LOA (Lei Orçamentária Anual) municipal para este exercício (ano) 2014 prevê uma receita total de R$ 779.917.515,00. O valor é 20,7% superior ao Orçamento previsto para 2013 pela  gestão anterior, que era de R$ 645,6 milhões. O valor orçado é divido em R$ 680,8 milhões em receitas correntes próprias (impostos e tributos municipais e repasses constitucionais obrigatórios dos governos Federal e Estadual). Outros R$ 132 milhões são previsões de ???transferências de capital???, ou seja, repasses voluntários de recursos de outras esferas de governo através de convênios, que podem ou não se concretizar.