Americana, seguindo orientações do Ministério da Saúde, está ampliando a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. No ano passado, a idade limite para vacinação passou de 24 para 29 anos. Agora, homens e mulheres com idade até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente e de forma permanente em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
A vacina para hepatite B é destinada também aos grupos mais vulneráveis, independentes de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. A proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.
Em 2012, foram confirmados 25 casos da doença, totalizando 175 casos acumulados entre 2001 e 2012. Os dados da Vigilância Epidemiológica mostram que o os homens (26%) são os maiores portadores da Hepatite B e a faixa etária com mais casos acumulados é entre 35 a 49 anos. A maior fonte de contaminação é por relação sexual. Até o momento, 5 casos haviam sido confirmados em 2013.
Para saber se é portador da Hepatite B, o morador de Americana pode agendar consulta com o clinico geral em qualquer posto médico ou procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento que funciona na segunda-feira, das 7 às 20 horas e de terça a sexta-feira, das 7 às 16 horas na Rua Cuiabá esquina com a Rua Ana Almeida Pioli ??? Jardim Nossa Senhora de Fátima. O teste também é realizado no CTA Itinerante, o posto móvel de coleta de exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C que mensalmente percorre diversos bairros da cidade.