Você deve estar pensando: ???Nossa! Tá atrasado. Tem um monte de blog na internet sobre isso???.O motivo por não ter escrito algo relacionado à Deep Web no momento do seu ???boom???, foi pelo proposito de aprofundar mais no assunto e de não ???pecar??? com informações fajutas, sem sentido e com cunho de apenas causar medo ou alvoroço em cima do tema.
Infelizmente você vê muita coisa copiada ou acrescentada sobre o que é e qual o proposito desta ferramenta.
O intuito deste artigo é falar o que é, e como funciona a Deep Web. Este artigo não vai deixar você expert em acesso na D.W., até porque o assunto é extenso demais e não você iria cansar de ler. Então o propósito é acrescentar informações coerentes sobre o tema.
Sei que você já deve saber o que é a Deep Web, porém não sei de qual fonte você deve ter pegado suas informações. Porém vale a pena reforçar, já que conhecimento nunca é demais.
O que é Deep Web?A internet, como nós conhecemos, é formada por computadores conectados entre si por meio de uma rede física com cabos espalhados pelo mundo. Por essa rede você pode conectar a qualquer outra máquina, desde que você conheça o endereço. Este endereço como citei são de protocolo conhecido como TCP/IP. Este IP é o que dá um numero único a um computador ou roteador como se fosse um RG ou CPF de uma pessoa. Com este IP você consegue identificar esta máquina.
Na internet que acessamos todos os dias, estes números são camuflados por servidores de DNS que são responsáveis para dar um endereço nominal correspondente ao IP da máquina. Por exemplo: Se eu quiser acessar o site do Novo Momento que está hospedado em uma máquina com o IP 161.148.XX.XXX, simplesmente eu digito o endereço www.novomomento.com.br no meu browser. Não preciso digitar ou decorar os números de IP da máquina que ele está hospedado. Com isso, quando você faz uma busca na internet, os buscadores, acessam os servidores de nome (DNS) e rastreiam detalhadamente todos os conteúdos com permissão para serem acessados.
No caso da Deep Web, seria então, tudo aquilo que está disponível em máquinas e que não são identificadas com um DNS e nem pelos sites de busca. Então quer dizer que a D.W. seria uma segunda rede?
Resposta: N??O!
A Deep Web está ligada diretamente à internet, porém são acessados se a pessoa souber o endereço da máquina. Imagina um clã secreto. Para você fazer parte deste clã, você precisa ter características especificas. Não é de qualquer maneira ou qualquer um que pode entrar.
Vamos pensar em uma cebola. A cebola é divido em camadas. A internet que acessamos seria a camada que você vê da cebola conhecida como Surface Web (Superficie). A Deep Web (internet Profunda) seria as camadas mais internas. Por isso que o termo usado para acesso à navegação na D.W. é chamada de ???Onion???, que nada mais é cebola em inglês.
Talvez você esteja perguntando. Por que estas páginas estão escondidas?
Resposta: Simplesmente pela liberdade de conteúdo. Nas profundidades da internet você pode encontrar livros ou filmes que até então não estão mais disponíveis em sites ou em lojas ou que são proibidos em alguns países, Fóruns de programação avançada, e até fóruns pela luta dos direitos humanos, como acontece na China, por ser um país com regime fechado e de uso monitorado e restrito da internet.
Alguns jornalistas infiltrados usam a D.W. para se comunicar e não serem pegos enviando informações sigilosas.
E nas profundezas da internet você também pode encontrar conteúdos mais macabros como: Canibalismo, pedofilia, matador de aluguel, satanismo, imagens bizarras de torturas e venda de drogas e de armas, etc… Mas se você pesquisar com calma e paciência você irá encontrar essas coisas na Surface também. Porém na D.W. por ser um acesso restrito, estas coisas aparecem com mais frequência.
Como acessar a Deep Web?
Por não ser encontrada em buscadores, uma das formas mais comuns para acessar a Deep Web é feita pelo Tor (Não! Não é o Thor dos Vingadores. Eu sei que você pensou nisso). A funcionalidade do Tor (The Onion Router) é embaralhar a identificação dos computadores ao acessar um determinado conteúdo, pois utilizam várias máquinas ao longo do caminho. Se você deseja ir de A, para B, primeiro você passa pelo D, depois de D para K e depois de K para Z e assim até chegar ao B.
Muitas pessoas confundem o acesso com Tor com navegação anônima. Quem o usa não está livre de ser localizado. Na verdade ele apenas dificulta a identificação do IP onde você está. Não é uma navegação criptografada e ela pode ser rastreada na volta.
Uma vez dentro da Deep Web não pense que o conteúdo estará disponível para você na sua cara. Quem disponibiliza o conteúdo, muita das vezes preferem manter o anonimato para um determinado grupo. Existem sites que está disponível em determinados horários ou simplesmente trocam de links, informando apenas aos usuários que estão cadastrados. Lembra-se do exemplo do clã que citei agora há pouco? Pois bem!
Mas se porventura, você deseja encontrar algo por curiosidade, não irá encontrar um Google, Bing ou Yahoo na D.W. para pesquisar. Existe um site chamado Hidden Wiki, tipo uma enciclopédia online organizada por tópicos de mais variados temas do conteúdo da Deep Web.
Como dizem por ai, a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem. Caso você queira entrar na Deep Web, saiba o que você procura. Se oriente melhor e não busque informações em blog???s sensacionalista ou que apenas querem ganhar views com polemicas tolas e fantasiosas.
Mike Paschoal @eusoumike www.eusoumike.wordpress.com