Lojas que buscam a maior eficiência no consumo e com cuidados na construção, minimizando seus impactos ambientais, já não é mais novidade. Mas no interior paulista uma nova geração de lojas mais sustentáveis vem surgindo, integrando o baixo impacto da operação com a oferta de serviços e soluções que facilitam e permitem aos clientes exercerem seu papel de consumidor ambientalmente responsável.
Entre os corredores, materiais de comunicação com informações que vão desde instruções de como descartar corretamente uma embalagem até curiosidades e números sobre reciclagem e redução de impactos ambientais por meio das decisões de compra.
Para o biólogo e diretor da Ecosuporte, Thiago Pietrobon, um dos idealizadores do projeto, a população hoje está ciente da importância de se adotar práticas mais sustentáveis em seu dia-a-dia e pronta para colaborar quanto melhor informada estiver e mais facilitada estiver a ação. ?? neste sentido que as lojas mais sustentáveis têm chamado a atenção e atraído clientes.
Além da constante busca pela eficiência na operação e da comunicação, as lojas são equipadas de coletores de resíduos especiais para óleo de cozinha, pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos, facilitando o descarte ambientalmente correto e agradando ao cliente que vê na oferta deste serviço, os valores da empresa onde opta por fazer suas compras.
Uma pesquisa de opinião será realizada em abril para quantificar o impacto que esta nova forma de abordar o tema sustentabilidade no varejo vem trazendo às lojas, mas até lá destacam-se opiniões como da cliente, Ana Carolina (27) que relata: Saber que a empresa se preocupa em nos ajudar a fazer o certo me deixa satisfeita. ?? inaceitável, nos dias de hoje, ainda haverem empresas sem esta preocupação.