Policiais Civis de Santa Bárbara d’Oeste com apoio de Policiais Civis de Leopoldina, Minas Gerais, desmontam esquema de Estelionato e Receptação de Carga. Um empresário barbarense informou há alguns meses levou golpe de um estelionatário, e teve um prejuízo de R$ 180 mil em mercadorias. 
A mercadoria foi faturada a uma empresa do Nordeste, com duplicatas para 30 e 60 dias. E ao vencer a primeira duplicata e não paga, o empresário ligou na empresa a qual informou que não havia realizada aquela compra e que haviam outras compras feitas em São Paulo em nome da empresa.
No último dia 20 ele recebeu contatos telefônicos e por email de um suposto cliente, que utilizava o prenome “Lopes”, comprando R$ 272 mil de mercadoria que deveria ser faturado em razão social de uma empresa do nordeste brasileiro e retirado na empresa. 
Desconfiado de um novo golpe, o empresário procurou a delegacia e começou a investigação.No sábado, por volta das 9 horas, em operação conjunta com a Polícia Civil de Leopoldina/MG. Foram conduzidos 5 detidos à delegacia e foi identificado o suposto mentor do golpe, um homem de 79 anos, com extensa ficha criminal.