Termina na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, o prazo para que os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 1996 e que residem em Sumaré (além dos nascidos em anos anteriores, mas que ainda não se alistaram) façam o alistamento obrigatório no Serviço Militar Obrigatório. Para se alistar o jovem deve comparecer à Junta do Serviço Militar da cidade.
Segundo a secretária da Junta Militar Izilda do Valle Ribeiro, 1.800 jovens já se alistaram este ano.O período para o alistamento militar foi iniciado em 1º de janeiro e, além de ser um ato de civismo e patriotismo, é obrigatório no Brasil. Há um custo de R$ 1,38, referente ao requerimento do certificado de dispensa da incorporação.A expectativa é que o total de alistamentos em 2014 ultrapasse o do ano passado, quando mais 2.200 jovens se alistaram. Em 2012, foram quase 2.000 alistamentos. Sumaré é considerado um ???município não tributário??? ao contingente e os jovens da cidade são normalmente dispensados do serviço militar.Quem perder o prazo corre o risco de ser considerado ???alistado fora do prazo???, ficando em débito com o Serviço Militar e impedido de prestar concurso público, tirar passaporte ou fazer matrícula em universidade, por exemplo.
DOCUMENTOSNo momento do alistamento, é necessário apresentar duas fotos 3×4 atuais, tiradas em fundo branco, sem acessórios e ???aparecendo a testa e a orelha???, além da Certidão de Nascimento (original legível e cópia simples), original e cópia da Carteira de Identidade (RG) e do CPF (caso o jovem possua este último), uma declaração de escolaridade emitida pela escola em que o jovem estuda (que deve ser original) e um comprovante de residência atual (original e cópia simples), que pode ser uma conta de água, luz ou telefone fixo.A Junta de Alistamento Militar de Sumaré fica na Avenida Luiz Frutuoso, nº 193, na Vila Santana. O alistamento pode ser feito das 12 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Mais Informações aos interessados podem ser obtidas pelo telefone (19) 3873-3093.