Experiente no governo desde 2003 quando assumiu o comando do maior poder da república, o PT em Americana tem feito papel de noiva e deverá cobrar caro para apoiar quem quer que seja na eleição vindoura. O discurso vai ser o da virgem inocente, que não cabe ao partido de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno.
Pessoas ligadas ao PT já falaram com candidatos melhor posicionados no cenário e a cobrança tem sido alta. Praticante do toma lá dá cá no plano federal e na prefeitura de São Paulo com Sarneys, Malufs e outros, os petistas vão apresentar conta razoável para quem for (se for) receber o apoio.
QUANTO? E PASSADO ‘Dono’ do governo federal e das verbas dali advindas, o partido da estrela pretende compor um governo que dê muito espaço- seria algo entre 4 ou 5 secretarias. A história recente mostra um PT menos apetitoso na virada do século. O partido teve 2 secretarias no governo Tebaldi (Mentor na sec de Governo e Alexandre ‘Chambinho’ Romano no meio ambiente). Antes da eleição de 2004 houve o rompimento com o candidato da máquina Erich Hetzl Jr, mas o partido foi no limite do tempo com o meio ambiente.