A alimentação é uma preocupação constante na rotina das escolas de Nova Odessa. Além de levar em consideração a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, as necessidades nutricionais de cada criança, os hábitos alimentares e a faixa etária, o setor de Merenda da Prefeitura de Nova Odessa tem especial atenção na preparação dos alimentos.

?? o que atesta a nutricionista Juliana Pissaia Savitsky. ???Na merenda escolar os alimentos não são reaproveitados, além de termos todas as preocupações com higiene e conservação???. Tal atenção se observa na forma de preparação e cuidados na cozinha. ???Cada refeição é feita na hora, além de que, em todas as escolas, as merendeiras recolhem amostras e as armazenam por 72 horas, congeladas no freezer e identificadas com data. Trata-se de mais um mecanismo de segurança alimentar???, disse Juliana.
A Prefeitura também passou a adquirir carnes acondicionadas com um novo sistema de congelamento, o IQF, feito a base de nitrogênio, no qual cada peça de carne fica separada. ???As peças são congeladas unitariamente, o que facilita o preparo e evita que as carnes tenham que ser descongeladas, evitando contaminações. Assim, as merendeiras utilizam a quantidade necessária???, explicou a nutricionista.