Nova Odessa iniciou oficialmente um programa de produção de água para aumentar a vazão das nascentes e recuperar o lençol freático. De acordo com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a expectativa é que, de imediato, o programa traga benefícios, porém, é uma iniciativa para garantir o abastecimento para as próximas gerações.
De acordo com o pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e especialista em produção de água, Rinaldo de Oliveira Calheiros, Nova Odessa é a primeira cidade do País a iniciar um programa de produção de água e proteção de mananciais, em busca de autossuficiência e da sustentabilidade hídrica, além de garantir segurança dos recursos. ???Estamos apostando nessa iniciativa que tem tudo para ser um modelo de sustentabilidade hídrica. ?? uma ação pioneira e inovadora de Nova Odessa e demonstra a preocupação de seus governantes com a cidade e com a população???, afirmou.
Calheiros explicou que o primeiro trabalho prático do programa é a adoção de medidas para recuperação das nascentes, já mapeadas pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), que deve ocorrer após um curso teórico que será ministrado a servidores e pessoas da comunidade em geral. A recuperação envolve trabalhos de desassoreamento e também de preservação do entorno das nascentes.O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), encabeçou a iniciativa de implantar na cidade um plano de segurança hídrica e iniciou os contatos com Calheiros, um dos mais renomados especialistas em produção de água do Brasil. ???Há mais de um ano o prefeito me deu seu aval para trabalhar neste tema e agora, quando enfrentamos uma estiagem atípica, estamos mostrando que é possível garantir o desenvolvimento sustentável de Nova Odessa, preservando seus recursos hídricos???, afirmou.Bill assinou e encaminhou hoje à Câmara Municipal o projeto de lei que institui a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água destinados ao abastecimento público.Para garantir a preservação de águas superficiais e subterrâneas, bem como para evitar casos de contaminação, o projeto cria o Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos, que será utilizado com a finalidade específica de proteger e recuperar a qualidade ambiental dos mananciais de interesse municipal e regional para abastecimento das populações atuais e futuras, à recarga d???água dos lençóis freáticos, bem como demais ações que visem garantir a sustentabilidade hídrica do Município de Nova Odessa.A gestão dos valores será realizada pelo presidente-diretor da Coden, sob fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente).