Problemas na operacionalidade dos caixas eletrônicos da agência do Itaú de Nova Odessa motivaram o vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), a encaminhar uma moção de apelo à gerência do banco, além de órgãos fiscalizadores. Na sessão de segunda-feira (22) foi aprovado o documento com assinatura dos demais vereadores, solicitando a adoção de medidas necessárias ao aprimoramento do atendimento nos caixas eletrônicos.
O parlamentar contou ter ouvido relatos de munícipe sobre problemas específicos ocorridos na primeira quinzena de setembro, mas as situações já aconteceriam a algum tempo no local. A agência do Itaú possui cinco caixas eletrônicos, mas somente um ou dois equipamentos operam regularmente. A informação obtida por Leitinho é que rotineiramente faltam cédulas para saque, principalmente nos finais de semana.
Segundo consta no documento aprovado na Câmara, no dia 6 de setembro passado havia uma fila com 54 correntistas do lado de fora da agência, expostos ao sol, aguardando para utilizar o único equipamento que estava em funcionamento, sendo que já não havia mais dinheiro para sacar.
De acordo com relatos ouvidos pelo vereador, o desrespeito foi novamente presenciado em 10 de setembro, quando somente um caixa eletrônico operava. As filas e a precariedade no atendimento nos caixas eletrônicos já foram abordadas em diversos requerimentos no Legislativo, mas nenhuma medida foi adotada pelos responsáveis para minimizar os problemas.
O ofício foi ao Conselho de Administração do Itaú Unibanco e à Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), ambos órgãos sediados em São Paulo. O vereador José Pereira (PPS) solicitou o encaminhamento da moção de apelo também ao Procon de Nova Odessa.