O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 7,6%, ao passar de 110,5 pontos em agosto para 118,9 em setembro. O indicador apresentou queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o ICC alcançou 136,7 pontos. A pesquisa é realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
O avanço no nível de confiança neste mês foi influenciado pelos dois quesitos que compõem o indicador. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou elevação de 3,4%, ao passar de 110,1 em agosto para 113,8 pontos em setembro. Das seis segmentações do indicador, somente duas apresentaram variação negativa: as mulheres apresentaram queda de -3,4% na confiança, passando de 111,8 em agosto para 108 em setembro, e os consumidores paulistanos com idade igual ou superior a 35 anos, com recuo de 2%, saindo de 101,7 em agosto para 99,7 em setembro.
Já o segundo quesito da pesquisa, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), apontou elevação de 10,4%, ao passar de 110,8 em agosto para 122,3 pontos em setembro. No comparativo mensal, todos os segmentos registraram aumento no otimismo quanto ao futuro da economia. No comparativo anual, o destaque é o grupo de consumidores que ganham mais de 10 salários mínimos, o único a registrar alta (2,1%) em relação ao mesmo mês de 2013.
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, a variação praticamente nula do IPCA no mês de julho e a perspectiva de mudança na política econômica fizeram com que os consumidores se sentissem mais confiantes e otimistas em relação à economia, contribuindo para a elevação do índice pelo terceiro mês consecutivo.