Muitas vezes a vontade de se transformar em uma top model esbarra na maldade de falsos empresários e consultores de agências de modelos, os chamados caça-talentos. A promessa de sucesso e dinheiro, que no início rendem emoção e felicidade, quase sempre se transformam em decepção e tristeza.
O golpe mais recente é o ???musa do time???. Golpistas tentam aliciar modelos de todo o Brasil com a promessa de conseguir vagas para elas como representantes dos times que disputam o Brasileirão. De acordo com Felipe Aramuni, sócio-diretor da Beats Assessoria – que promove o concurso Musa das Torcidas do Brasileirão 2014 -, só nessa semana oito meninas do seu casting foram procuradas pelos falsos produtores.
???Chegaram a enviar contratos com o nome do concurso que eu promovo há três anos em São Paulo. E o site que constava na proposta era idêntico ao do meu projeto???, diz indignado. O dono da agência promete procurar a polícia e acionar a justiça, já que a marca é registrada em seu nome.
Para evitar problemas, o produtor aconselha as modelos a pedirem o telefone fixo, endereço e referências das agências. Já em relação aos concursos, Aramuni diz que é fundamental buscar o histórico do projeto, pesquisando na internet e conversando com ex-candidatas. ???Hoje com a internet, a busca por informações torna-se ainda mais simples???.
De acordo com o diretor regional de São Paulo da Associação Brasileira dos Profissionais de Eventos (Abrape), Eduardo Graboski, o contato normalmente acontece pelo Facebook. A maioria dos falsos produtores ainda utiliza fotos com celebridades, dizendo que são assessores para induzir as modelos ao erro.
???Muitos deles vão a eventos como convidados e tiram fotos com artistas. Em seguida postam que são empresários deles. Isso é uma farsa. Basta entrar no site da celebridade e constatar a agência que presta o serviço. São verdadeiros picaretas que aproveitam da ingenuidade de algumas modelos. Só nesse mês, recebemos 128 reclamações desse tipo???, destaca.
Os especialistas orientam, portanto, que as modelos busquem o máximo de informações sobre a agência que diz prestar os serviços, contanto sempre com o apoio das entidades de classe, como a Abrape, e de profissionais realmente capacitados, com reconhecimento no mercado.