A poluição sonora causada pela buzina dos trens, especialmente no período noturno, é algo latente em Nova Odessa e nas cidades cortadas pelos trilhos administrados pela ALL (América Latina Logística). Atendendo a demanda popular, o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), propôs e encaminhou requerimento ao Poder Executivo solicitando providências para coibir o barulho.
Em resposta a documento anterior, a ALL informou que as buzinas são utilizadas para alertar passagem de trem e permitir a segurança dos transeuntes. Atualmente as locomotivas são equipadas com buzinas de ar comprimido e não mais com apitos. A empresa alegou à Câmara que não há registro de reclamações quanto ao barulho das buzinas, no período noturno, no perímetro urbano novaodessense.
Entretanto, o vereador diz ter sido procurado por munícipes que argumentam haver perturbação sonora e reflexos negativos à qualidade de vida dos que residem nas imediações da malha ferroviária. Anteriormente a ALL comunicou que somente a legislação federal pode regular a questão do transporte ferroviário. Quanto a isso, Poneis cita que os Municípios têm o poder e dever de normatizar a fiscalizar a atividade em seu âmbito territorial.
???A reclamação é do volume da buzina, principalmente durante noite e madrugada???, reforça. O parlamentar afirma que é preciso obrigar a concessionária de transporte ferroviário a transferir área de manobra para fora do perímetro urbano. Segundo ele, há competência local de legislar quanto ao uso e ocupação de solo. Poneis questiona se há setor na Prefeitura para receber reclamações do tipo e quanto a leis proibindo tráfego no período noturno ou fixando limite máximo de ruído das buzinas.