Educar através da conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio público e privado no município é o que sugere o vereador Celso Gomes dos Reis Aprigio, o Celso Concrenova (PSDB). A ideia do parlamentar é coibir a ocorrência de atos de vandalismo, seja na forma de pichação, destruição de bancos, janelas, portas ou vidraças. Essa semana foi aprovado requerimento ao Poder Executivo.

O líder da bancada do PSDB no Legislativo solicita à Prefeitura a realização de uma semana de conscientização nas escolas municipais sobre os atos depredatórios contra bens públicos e privados existentes na cidade. Segundo Celso, o vandalismo é algo rotineiro, sendo que o patrimônio histórico/cultural do país não é cuidado da forma como deveria. Ele acredita ser questão de comportamento ético, moral e de valorização da construção da história brasileira.
“A minha sugestão é que esse tema seja debatido nas escolas, para formar cidadãos mais conscientes”, explica o vereador. Celso Concrenova indica a elaboração de projeto nas escolas, onde os estudantes irão mapear todos os pontos turísticos e prédios públicos. Em seguida poderiam realizar visita monitorada com professores aos respectivos locais, conhecendo um pouco da história.