Desde que lei municipal declarou como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada, entrou em vigor no dia 18 de setembro, a Diretoria de Licenciamento e Fiscalização Ambiental do município já aplicou 65 multas.
Segundo a diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Aryhane Massita, a multa é de R$ 500, sendo que na reincidência o valor salta para R$ 5 mil. “A função das multas é inibir os descartes irregulares, tendo em vista que o período chuvoso chegou, há maior risco de transmissão de dengue e chikungunya e o equilíbrio ambiental traz a qualidade de vida à população”, explicou.

A diretora destacou que população pode descartar os resíduos no EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras. “O espaço foi entregue no início de novembro e recebe materiais recicláveis, entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), madeiras e móveis usados, restos de poda, óleo de cozinha embalado em garrafa PET, roupas usadas, aparelho eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa)”, explicou.

A população também deve denunciar quem faz o descarte em passeio ou via pública, em áreas particulares e da Prefeitura. As denúncias podem ser feitas no setor de Meio Ambiente a Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 ??? Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277 e 314 das 8h às 17h, ou pelo ramal 293, das 8h às 14h.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil pelo telefone 153.

O Ecoponto funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.