Globo – Em seu primeiro passo para começar a rivalizar com o sistema Android do Google, a Samsung lançou o seu primeiro smartphone rodando o seu próprio sistema operacional, o Tizen. O Z1 começou a ser vendido nesta quarta-feira na Índia, por cerca de US$ 92.

Destacado pela fabricante sul-coreana como tendo foco naqueles que estão comprando pela primeira vez um smartphone, o aparelho tem uma tela de 4 polegadas, corpo de plástico e uma interface de usuário simplificada.
O lançamento é um passo-chave para a companhia se libertar da influência do sistema Android do Google, que, até então, era a base de seus dispositivos. Para analistas, o baixo preço do aparelho pode ajudar os consumidores a dar uma chance ao Tizen.
Apesar da Índia ser o terceiro maior mercado do mundo para smartphones, a maioria dos consumidores do país ainda não possui um dispositivo do tipo, o que significa um mercado potencial enorme.
De acordo com uma porta-voz da Samsung, a companhia ainda não decidiu se lançará o Z1 em outros países.
Até agora, o sistema Tizen estava presente apenas em relógios inteligentes e câmeras da Samsung, levando especialistas a duvidar de que ele seria levado aos smartphones.
Segundo a fabricante de eletrônicos sul-coreana, mais de mil aplicativos para o sistema estarão disponíveis em sua loja digital ??? número que é apenas uma pequena fração daqueles oferecidos para o sistema Android. O Z1 já vem de fábricas com alguns apps instalados, como Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, etc.