A empresa de produção e distribuição de conteúdo audiovisual Netflix anunciou nesta segunda-feira que seu serviço na Internet está disponível em Cuba. Em uma nota à imprensa, a companhia disse que oferecerá conteúdos aos ???consumidores cubanos??? à medida que for melhorando o acesso à Internet e se generalizar o uso de cartões de crédito. O anúncio da Netflix, um serviço que nas atuais condições da ilha é inacessível para a imensa maioria dos cubanos, é uma declaração de intenções sobre as esperanças que as grandes empresas norte-americanas depositam em uma futura abertura econômica da ilha.
O serviço online básico da Netflix custa 7,99 dólares (cerca de 22 reais por mês). O salário médio em Cuba é de 20 dólares mensais. Com uma conexão à Internet, o usuário pode ver todo o catálogo do menu, que inclui séries de sucesso. Cuba, governada por uma ditadura comunista há 50 anos, tem uma das menores taxas de penetração da Internet no mundo ??? menos de 5%. O acesso à banda larga, imprescindível para se poder ver filmes em streaming, é fortemente restringido.
Além dessas dificuldades, é preciso ter um cartão de crédito internacional para poder pagar. A MasterCard anunciou que seus cartões poderão ser utilizados em Cuba a partir de 1 de março e a American Express também informou que vai começar a operar na ilha.