Mea culpa sempre faz bem. Apesar de aqui não ser uma. O Brasil pós Lula trouxe o descolamento dos tradicionais ‘movimentos sociais’ da base com a entrada no governo da esquerda quase toda ela.
A primeira década de lulopetistmo foi até que bem com CUT, UNE, MST e outros segurando a turma de baixo e com políticas de transferência de renda ajudando o consumo e o crescimento. Então vieram as Jornadas de Junho e novos personagens, novas demandas e nova representatividade.
Os movimentos que pedem mais ou melhor Estado- Pula Catraca, Varal de Notícias e similares- tendem a representar melhor (ou solitariamente) as demandas mais à esquerda da sociedade. Os anos Dilma criaram o mal estar para o PT e todo o projeto de esquerda, fazendo surgir um cenário positivo para uma espécie de Tea Party brasileiro.
Apesar das críticas reiteradas às falhas a esses movimentos à esquerda, o NM reconhece que deve louvar sua existência e a oportunidade de demandas por ‘melhor Estado’ do que por menos ou antidemocrático Estado.