A quarta-feira (08/04) será dia de aprender mais sobre a dengue para os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Alvina Maria Adamson, em Nova Odessa. A unidade escolar será a primeira da cidade a receber o projeto pioneiro “Dengue Nem Vem que Não Tem”, realizado pelas Secretarias de Educação e Saúde e que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância do combate à doença. A iniciativa será realizada até o final do mês em todas as escolas municipais da cidade.

Através do projeto, crianças de 8 e 9 anos dos 3º anos da rede municipal de ensino assistirão palestra e vídeo sobre a transmissão e formas de combate à dengue. Elas também visitarão a Kombi adaptada como laboratório itinerante, onde poderão ver de perto as diferentes fases do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos alunos para que eles sejam agentes multiplicadores das informações em casa e ajudem a conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, por meio da eliminação dos criadouros. A expectativa é que aproximadamente três mil crianças sejam atendidas pelo projeto.
MAIS A????ES ??? Pioneiro, o projeto de conscientização das crianças sobre o combate à dengue não é a única iniciativa realizada em Nova Odessa para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Na cidade, são realizados semanalmente pela Vigilância em Saúde arrastões para coleta de possíveis criadouros do mosquito e também bloqueios químicos em bairros em que há casos da doença.
Além disso, uma ação do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Vigilância em Saúde busca conscientizar os moradores através de mutirões nos bairros com distribuição de panfletos sobre a doença e sobre o EcoPonto do Monte das Oliveiras, local apropriado para o descarte de entulhos e recicláveis.