A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída na Assembleia Legislativa para investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo realizou a primeira reunião de trabalho hoje de manhã (17/06). O presidente da CPI, deputado Chico Sardelli (PV) destacou que o objetivo é produzir elementos para melhorar a malha ferroviária paulista e evitar que mortes continuem acontecendo.
Sardelli informou que um e-mail foi criado para que a comunidade possa fazer contato com a CPI, apresentando informações, reclamações ou denúncias (cpi.acidentesferroviariosdecarga@al.sp.gov.br). Comentou ainda que diligências serão realizadas em municípios onde aconteceram acidentes graves, como São José do Rio Preto. Nesse município houve o registro de oito mortes em acidente envolvendo trem de carga.
Durante a reunião foram aprovados diversos requerimentos dos deputados Chico Sardelli, Ricardo Madalena e Abelardo Camarinha, solicitando informações e convites para esclarecimentos, como ao Corpo de Bombeiros, Procurador da República em Campinas, Tribunal de Justiça de São Paulo, Polícia Científica de São Paulo, Cetesb, Procurador de Geral de Justiça do Estado de São Paulo, à Ferrovia Centro Atlântica.
O deputado Roberto Massafera considerou como mal feita a concessão feita pelo governo federal à ALL (América Latina Logística).
Também participaram da reunião os deputados Barros Munhoz, Davi Zaia, que é o vice-presidente, Delegado Olim e Orlando Bolçone.