A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste zerou a fila de cirurgia de catarata. No início de 2013, a atual Administração fez uma atualização do cadastro existente e constatou a demanda de 2,5 mil pacientes que necessitavam da cirurgia. Diante da situação, o Município buscou alternativas para zerar a fila. Junto à DRS (Departamento Regional de Saúde) VII, realizou parceria com o Hospital Ouro Verde, aumentando significativamente o atendimento. Hoje apenas 40 pacientes restantes estão devidamente agendados para passar pelo procedimento nas próximas semanas.

Além do Hospital Ouro Verde, as cirurgias são realizadas nas referências do SUS (Sistema ??nico de Saúde), nos AME (Ambulatório Médico de Especialidade), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e HES (Hospital Estadual de Sumaré).
A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Segundo a médica oftalmologista da rede, Fernanda Cremasco, a catarata é uma opacidade em uma estrutura do olho, denominada cristalino. Essa opacidade atrapalha a entrada da luz proveniente do meio externo nas estruturas internas oculares, o que causa a diminuição da visão. O paciente pode perceber desde pequenas alterações visuais até mesmo cegueira.
Sobre as cirurgias, o fator primordial é a avaliação do paciente. A médica orienta que doenças como diabetes, hipertensão e qualquer outra doença sistêmica devem estar controladas para realização da cirurgia. O paciente deve realizar jejum e algumas medicações precisam ser suspensas dias antes da cirurgia. Em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. ????? importante que no pós-operatório o paciente utilize corretamente a medicação prescrita, evite qualquer esforço físico, siga todas as recomendações médicas e compareça a todas as consultas agendadas???, finalizou.