A secretária da Saúde de Americana, Mirella Povinelli, anunciou ontem o fechamento de dez das 24 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, do PA (Pronto Atendimento) do Gramado e do Hospital Infantil André Luiz. As medidas foram anunciadas na Câmara, durante reunião do Conselho de Saúde. Segundo a secretária, as mudanças não têm objetivo de economia, e sim de melhorar o atendimento, com unidades mais equipadas e com horário de atendimento mais extenso – os novos horários não foram divulgados.
Funcionários e equipamentos das UBSs serão transferidos para outras unidades básicas. A internação de crianças passará a ser feita no Hospital São Francisco, por meio de convênio que vai disponibilizar oito leitos – metade do que existe hoje no hospital, pois ela diz que os leitos ficam ociosos. Os atendimentos pediátricos serão na UPA São José, que deve ser inaugurada em até 30 dias no Cidade Jardim. A estrutura do PA do Gramado também será transferida para a UPA São José.
A primeira mudança no funcionamento das unidades básicas será na região do Parque Gramado e deverá começar na semana que vem – não há prazo para o término da reorganização.A UBS 11, no Parque Gramado, com inauguração anunciada pela secretária para os próximos dias, comportará as unidades de saúde dos bairros Parque da Liberdade e Mário Covas e os atendimentos na UBS 18, ao lado do Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança) do Jardim da Paz.
EXCESSOA justificativa apresentada pela secretária foi o excessivo número de unidades básicas de saúde no município. A orientação para um reordenamento da rede de saúde também foi passada pelo Ministério da Saúde, diz Mirella. “Um dos assuntos que surgiu quando conversei com o ministro da Saúde (Arthur Chioro) foi esse e ele falou ‘você tem de reduzir sua rede’. Porque temos 24 unidades que não são resolutivas, pequenas e podemos fazer esse remanejamento para otimizar o pessoal e ampliar o atendimento”, finalizou Mirella.
A mudança no Hospital Infantil André Luiz deverá ter início dentro de 30 dias. Segundo Mirella, não há demanda suficiente para manter o hospital. “?? inviável manter um (unidade) porte de hospital com menos de 100 leitos”. A intenção é ocupar o prédio do hospital com um Complexo de Especialidades. As datas dos demais fechamentos serão anunciadas nos próximos dias.