Nova Odessa terá seu primeiro teatro graças a mais uma parceria com a iniciativa privada. O teatro ficará dentro de um centro cultural, que será construído na Rua Tamboril, na região do Jardim Alvorada. O investimento de R$ 1,8 milhão para construção do prédio, aquisição de mobiliário e equipamentos será feito pela Cia City, empreendedora responsável pelo condomínio fechado Jardins da Cidade, que está sendo construído na cidade.
O antigo prédio da paróquia Santa Josefina Bakhita será parcialmente demolido para dar lugar ao centro cultural com área total de 1.541 metros quadrados, sendo 735 metros quadrados de área construída.O teatro terá capacidade para 200 lugares, semelhante à dos teatros Eva Herz e Nair Belo, da Capital. “Projetamos um palco capaz de receber apresentações da Banda Sinfônica Municipal Prof. Gunars Tiss”, explicou o diretor de Obras Públicas, Erik Ortolano.O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza comemorou a iniciativa. “Nova Odessa terá seu primeiro teatro. Agora nossa banda municipal, que já foi tão premiada, terá um lugar digno tanto para ensaiar quanto para se apresentar. Da mesma forma, os artistas da cidade poderão apresentar seus espetáculos em Nova Odessa, com local adequado para receber o público”, destacou.A maioria dos eventos culturais apresentados na cidade acontecem no saguão do Paço Municipal. “Até agora utilizamos o saguão e este espaço nos atendeu bem, mas sempre soubemos que não é o mais adequado”, continuou.Para o diretor executivo da Cia City, Ciro Schmeil, o investimento no equipamento cultural é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do município e também de deixar a marca da empreendedora na cidade. “Acreditamos em Nova Odessa e pretendemos continuar investindo na cidade. O centro cultural será um legado que a Cia City deixará para o município e para a população”, disse.As obras devem ter início em agosto e a previsão para a conclusão é de nove meses. Tanto as obras estruturais, quanto equipamentos de som e mobiliário serão de responsabilidade da empreendedora. De acordo com Silva, essa é a contrapartida pela instalação do loteamento no município.Além do teatro, o centro cultural contará com sala de ensaio, sala de equipamentos, camarim, sala de estudos teóricos, copa e espaço para aulas ao ar livre, com um pátio aberto de 397 metros quadrados.Para o diretor de Cultura, Leonardo Blanco, Nova Odessa merece um equipamento cultural deste porte. “Nossa cidade tem uma rica produção cultural. Temos uma banda sinfônica e uma orquestra filarmônica, corais, Projeto Guri, aulas gratuitas de balé, Orquestra de Violeiros Mirins, artistas dos mais variados gêneros que precisavam de um espaço adequado para suas apresentações”, explicou.
O Empreendimento ??? O Jardins da Cidade é um condomínio de alto padrão, com terrenos a partir de 500 metros quadrados, que está em fase de implantação e vendas na Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg. Ao todo são 180 lotes no empreendimento lançado em 2014.