“Fui fumante quase minha vida inteira. Já tinha tentado parar de fumar, mas não tinha dado certo. Soube do programa e resolvi participar. Um dia esse vício tinha que acabar e, agora, acabou!”. Este é o depoimento do empresário Geraldo Henrique Fachini, um dos 11 participantes do programa “Respire Saúde”, da Secretaria de Saúde de Nova Odessa que oferece acompanhamento médico e psicológico a quem deseja abandonar o vício do tabagismo.Durante cerca de dois meses, os participantes foram assistidos por uma equipe de profissionais capacitados e especializados, entre eles dentista, médicos, psicólogo, enfermeira e farmacêutica.”?? claro que o primeiro passo é a pessoa querer parar de fumar, mas a forma como este programa é feito, o jeito como o tratamento é conduzido, se fizer direitinho tem como conseguir”, disse Geraldo, que viu desde o início os benefícios de abandonar o vício. “Minha pele, meu cabelo, minha respiração, meu cheiro, mudaram muito. Vale a pena fazer”, disse.Coordenadora do programa “Respire Saúde, a dentista Adriana Denadai Sgarzi Batista afirmou que o objetivo da iniciativa é auxiliar quem quer parar de fumar. “Muita gente não consegue parar sozinha porque é, realmente, muito difícil. O grupo ajuda muito e, nesse convívio, um vai incentivando o outro”, afirmou, ressaltando que outras 12 pessoas ainda recebem acompanhamento do programa.Diretora de Saúde Básica de Nova Odessa, Glaucia Blumer Paulon destacou que o fumo pode causar inúmeros problemas de saúde. “Além do câncer de pulmão, fumantes podem desenvolver outros tipos da doença como câncer na bexiga e na boca”, disse.O tabagismo também pode causar outros problemas como perda dentária, leucemia, infarto, enfisema nos pulmões, impotência sexual, bronquite, trombose vascular, redução da capacidade de aprendizado e memorização, aneurisma arterial, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo e infecções respiratórias.
NOVA TURMA – Segundo Adriana, uma nova turma do Respire Saúde será iniciada em setembro. “Estamos programando um outro grupo e pensando também na possibilidade de termos atendimento no período noturno”, afirmou.
Os interessados em participar do programa devem se inscrever nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do São Jorge (Rua São Paulo, 65) ou do Jardim São Manoel (Rua Sigesmundo Anderman, 731), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.