No dia do aniversário de 140 anos da cidade de Americana, comemorado nesta quinta-feira, dia 27, a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, recebeu a imprensa para apresentação e demonstração do novo sistema de funcionamento dos sinos. A inauguração oficial acontece no próximo domingo, 30 de agosto, às 11h. Neste mesmo dia, após a cerimônia, o reitor anunciará outra grande novidade.
Desde 2013 a Igreja enfrentava sérios problemas devido ao fim da vida útil do equipamento que tinha 35 anos de funcionamento. Quebras e manutenções constantes resultaram na paralisação completa do carrilhão.
Para uma recuperação total a Basílica contou com a participação de cerca de 20 doadores, entre empresas e pessoas, todas com um forte vínculo com a Igreja, além dos próprios dizimistas. No total foram investidos cerca de R$ 40 mil na modernização do sistema e recuperação do acesso aos sinos.
O carrilhão, que é o maior da região, foi instalado em 1961 e conta com oito sinos que variam de 100 a 800kg cada. Um total de cinco toneladas. Todos são dedicados a santos e santas, papas e bispos da época, e ao Brasil e Itália.
A empresa contratada para a realização do serviço foi a Fábrica de Sinos de Piracicaba após uma grande pesquisa que contou com a participação de quatro concorrentes. A empresa é especializada na produção e automatização de sinos. Os trabalhos levaram 60 dias.
Com essa mudança a igreja contará com uma melhoria no som e ampliação das atividades. Foi instalado um martelo que irá tocar todos os dias de hora em hora, das 9h às 21h. Também foi adicionada uma leve batida a cada meia hora. O carrilhão completo voltará a tocar na hora da Ave-Maria, às 12h e 18h, e 30 minutos antes das missas dominicais, exceto a missa das 7h.
A inauguração está marcada para domingo, dia 30, às 11h. Porém já durante a missa das 10h as crianças e jovens da Basílica vão apresentar um breve histórico dos sinos. Após a missa, o reitor e os colaboradores subirão aos sinos para um ritual de benção.
Todos os fiéis serão convidados a subir aos coros e sacadas da igreja para ouvir o coro polifônico, que se apresentará pela primeira vez em uma das sacadas, e acompanhar às 12h a volta do carrilhão. Ao final, todos poderão visitar o campanário.