A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré alerta para o baixo número de adesão da segunda fase da ???Campanha Nacional de Vacinação contra HPV (Vírus do Papiloma Humano)???. A Campanha começou dia 1° de setembro e, até o momento, apenas 35 meninas foram imunizadas. Esse número corresponde a 0,6% da meta, que é 5.792 garotas.
A Secretaria reforça a importância da imunização que oferece proteção contra o câncer do colo de útero e verrugas genitais. O público alvo é formado pelas meninas pré-adolescentes, com idades entre 9 e 13 anos, que já tomaram a dose na primeira etapa da campanha deste ano. As garotas de nove anos foram as que mais receberam a dose.
 A vacinação segue até dia 30 de setembro e está disponível nas 21 salas de vacinas mantidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em escolas municipais, uma parceria com a Secretaria de Educação. Em algumas unidades, as equipes farão palestras para os pais sobre a importância da vacina e depois seguirão para a sala de vacinação mais próxima. Em outras, a vacina será aplicada na própria escola.
O esquema vacinal é composto por três doses, sendo 0, 6 e 60 meses. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. O horário de funcionamento das salas de vacina deve ser consultado em cada Unidade Básica de Saúde.