Americana, SP ??? As comemorações pelo título Sul-Americano Feminino de Clubes chegaram ao final e o Corinthians/Americana, gerido pelo Grupo Clarian, voltou aos treinos para o restante da temporada. Depois de uma semana de folga, as comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini retomaram aos trabalhos e passaram por uma bateria de testes físicos e fisioterápicos para manter o ritmo forte visando a estreia do Campeonato Paulista contra São Bernardo, próximo dia 16 (sábado), às 20 horas, no Centro Cívico. 

Seguindo o planejamento estipulado, as atletas passaram pela análise do preparador físico Marcos Vinícius Strapasson e do fisioterapeuta Abner de Souza. O objetivo é melhorar a sequência de treinos, prevenir e reabilitar casos nos quais exista necessidade de intervenção fisioterápica. Tudo isto, através de avaliações criteriosas de postura, de alteração ortopédicas, além de análise de possíveis desequilíbrios musculares e da flexibilidade. Também foram aplicados testes de potência, velocidade, agilidade e controle antropométrico.
“Com esses dados, consigo planificar trabalhos individuais e específicos para que as atletas tenham uma rápida adaptação aos treinamentos e, consequentemente, uma melhora em suas condições físicas predominantes e determinantes para o jogo de basquete”, afirmou Strapasson.
Uma das atletas que passaram pelas avaliações foi a pivô Clarissa Santos. Destaque na última temporada e xodó da torcida, ela retornou a Americana depois de passagem pelo Chicago Sky, da WNBA. Sem o mesmo acompanhamento nos EUA, a jogadora comemorou a volta aos treinos.
“A alegria de voltar é muito grande. Parece que sai ontem. Aconteceram algumas mudanças desde que fui para os Estados Unidos, principalmente, no Ginásio, mas a base é a mesma. Está tudo muito bonito. Reencontro é sempre bom, estou muito contente”, comentou a pivô.
Em sua quarta temporada em Americana, Clarissa comemorou a passagem pela WNBA e destacou que a experiência será importante para a sequência da temporada.
“Foram dias fenomenais. Experiência muito boa. Aprendi bastante, não só dentro de quadra, mas fora também. A intensidade do jogo, o comportamento, gestos de incentivo, tudo agrega. Vou trazer isto para nossa realidade, usar todo conhecimento que absorvi e fazer o time crescer”, encerrou.
As pivôs Ega e Karina Jacob, contratadas apenas para o Sul-Americana, foram liberadas e não fazem mais parte do elenco do Corinthians/Americana.
O Corinthians/Americana conta com patrocínio do Grupo Clarian, Unimed, Supermercados Pague Menos, Cicatrizan, Água Platina, Sage e Unicred. A Prefeitura de Americana também é uma das parceiras e principais incentivadoras do projeto.