Desde a manhã desta terça-feira, 29 de dezembro, as equipes da Prefeitura de Sumaré puderam iniciar o serviço de limpeza das ruas das cinco localidades atingidas pela cheia do Ribeirão Quilombo entre a noite de domingo e segunda-feira. O serviço pôde começar graças ao recuo do nível das águas, que já nesta manhã não atingia mais nenhum imóvel na cidade (800 casas chegaram a estar sob a lâmina de água em algum momento entre domingo e segunda, em níveis que variaram de 0,60m a 1,60m).
O recolhimento do entulho e restos de materiais em geral (bem como a limpeza das ruas com a remoção do barro no caso dos locais que são asfaltados, feita com água de reuso), está sendo feito pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos, através das Administrações Regionais. Essa ação segue um cronograma e vai prosseguir de bairro em bairro, até cobrir todos os locais afetados.
A limpeza, que inclui a retirada e destinação correta dos móveis estragados, começou nesta terça pelo Jardim Primavera (na Região Central) e vai prosseguir, num cronograma ininterrupto, pelo Jardim São Domingos, Jardim Picerno, Jardim Basilicata e Três Pontes ??? não necessariamente nesta ordem, pois as equipes priorizam os locais mais afetados e atuam onde é possível entrar a cada momento. Se as chuvas permitirem, a Secretaria pretende cobrir todos estes pontos até o final da tarde desta quarta-feira ou manhã de quinta.