A Polyenka vai antecipar para sexta-feira (dia 22) o pagamento dos dias trabalhados e da segunda parcela do 13º aos mais de 300 trabalhadores demitidos na semana passada. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Americana, Antônio Martins, que esteve reunido com a direção da empresa na tarde de hoje. Anteriormente, a Polyenka havia estipulado o dia 5 de fevereiro como data para estes pagamentos.
Martins também solicitou que a empresa ofereça uma garantia real que vai pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores dispensados. ???Vamos entrar com uma ação cautelar de arresto para garantir o recebimento das verbas rescisórias. Mas, independente disso, a empresa pode oferecer seu estoque de fios e outras matérias- primas como garantia???, avaliou. A direção da empresa voltou a afirmar que num prazo de dois ou três meses terá condições de pagar os trabalhadores, após a venda deste estoque. ???Então, entendo que não há problema da empresa oficializar esta promessa, gerando mais tranquilidade aos trabalhadores que já estão sendo prejudicados em perder o seu emprego. Os diretores da empresa vão estudar o assunto e nos posicionar nos próximos dias???, completou.
No último dia 13 a Polyenka anunciou o encerramento de suas atividades de produção de fios em Americana e dispensou de imediato 300 trabalhadores. Outros 30 estão finalizando os processos industriais e administrativos e, também, serão dispensados. O Sindicato vai fazer a homologação para que os trabalhadores possam sacar o FGTS depositado e dar entrada no Seguro-Desemprego. Nas homologações serão batidas ressalvas de não pagamento das verbas rescisórias para que os trabalhadores deem entrada em ações judiciais para recebimento.