A Império de Casa Verde é a grande campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo depois de dez anos de espera. A escola foi a segunda escola a pisar na Avenida no segundo dia dos desfiles com o enredo “O Império dos Mistérios” e mostrou as civilizações antigas e mitos das sociedades perdidas.
A confusão no momento da apuração se deu porque um dos jurados esqueceu de dar nota para a Império de Casa Verde no quesito evolução. Pelo regulamento, a nota considerada é a maior nota dada pelos demais jurados no quesito. Representantes da Vila Maria e da Pérola Negra se revoltaram com o fato e tiveram que ser contidos pela Polícia Civil.
Em seguida, outro jurado esqueceu de dar nota para a escola Dragões da Real no quesito Harmonia. Houve outra confusão com muito empurra empurra. Um integrante da escola Vila Maria acabou detido pela Polícia Civil e levado em um camburão.
As vice-campeãs foram a Mocidade Alegre, com o tema “Ayo ??? A alma ancestral do samba”, e Acadêmicos do Tatuapé, com o tema “?? ela, a Deusa da Passarela ??? Olha a Beija-flor aí gente!???. As duas escolas tiveram 269,1 pontos.