Os fabricantes de chocolate tentam superar a retração econômica com ovos de Páscoa menores para atender a um público com menos dinheiro para gastar. ???O desafio é produzir mais com menos???, define o vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca.
De acordo com ele, os ovos de Páscoa deste ano tiveram reajuste de preços devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção como açúcar, combustível e armazenagem.
Fonseca diz que as empresas focaram neste ano na produção de ovos menores para que o consumidor não deixe de comprar o produto. No ano passado, se a média de tamanho dos ovos era de 400 gramas, este ano será de 250 gramas. ???O consumidor que antes comprava ovos de 500 gramas, por exemplo, optará por um de 250 gramas ou 300 gramas, porque é tradição do brasileiro dar ovos na Pascoa???, diz.

Os ovos da Nestlé, por exemplo, têm em seu portfólio ovos que variam de 90 a 360 gramas.  O único acima é o Alpino de 700 gramas. O Especialidades de 750 gramas foi retirado do catálogo e neste ano ele só será oferecido na versão 350 gramas. Além disso, diminuíram de tamanho os ovos Sensação e o Prestígio, que passaram a ter 240 gramas. De acordo com a empresa, os ovos que tiveram diminuição de tamanho não terão aumento de preço.
Já a Lacta trouxe entre seus lançamentos ovos recheados de 95 gramas nos sabores Sonho de Valsa e ao leite, que custarão menos de R$ 10. A empresa garante, no entanto, que não houve aumento de preço dos produtos em relação ao ano passado nem redução no tamanho de seus ovos. A fabricante informa que está focando na Páscoa deste ano em itens abaixo de R$ 30 ??? mais da metade dos produtos estarão nessa faixa de preço.

A Village investiu este ano em dois lançamentos com ovos pequenos: um de 120 gramas e outro de 150 gramas. Já a Arcor informou que teve a preocupação de fazer ovos menores pensando nos custos e para explorar mais o momento mágico da Páscoa do que a quantidade de chocolate. O maior ovo vendido pela empresa tem 220 gramas.
Neste ano, de acordo com a Abicab, são 147 lançamentos, mas muitos são substituições de novidades de anos anteriores. Essa repaginação engloba, por exemplo, pequenas mudanças em ingredientes ou novos formatos de ovos já lançados. Em 2015, foram 150 lançamentos.