A CPFL Paulista inicia na noite desta sexta-feira, dia 26, um mutirão para reparar os pontos com problema na iluminação pública de Nova Odessa. O início das correções acontece em atendimento à decisão da Justiça que determinou que a concessionária continue responsável pelos serviços na cidade. A Prefeitura já encaminhou uma lista com 120 pontos que precisam de reparos.
Esta semana, o desembargador federal Johonson Di Salvo, do Tribunal Regional Federal da 3ª região, acatou pedido da Prefeitura de Nova Odessa e concedeu liminar para que a concessionária retome imediatamente os serviços de manutenção da iluminação pública na cidade sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
A responsabilidade sobre o serviço é discutida judicialmente, já que a Administração não concorda com a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que transfere ao Município essa responsabilidade.
Secretário de Governo, Wagner Morais afirmou que a concessionária já destacou duas equipes para iniciarem os reparos. “Acredito que a população de Nova Odessa ganha muito com esta decisão coerente e equilibrada do desembargador federal Johonsom Di Salvo, pois a manutenção volta a ser realizada pela concessionária de energia, que foi qualificada e habilitada para este serviço, dentre outros que executa”, disse.
Morais afirmou que a Prefeitura já encaminhou à direção regional da CPFL Paulista uma relação com cerca de 120 pontos que precisam de correção na cidade. “Estamos solicitando prioridade nos trechos próximos de escolas, trevos de acesso e vias de fluxo rápido e intenso. Nas próximas semanas, as equipes atenderão a todas as solicitações feitas”, continuou.
As reclamações feitas por munícipes diretamente na Prefeitura ??? tanto no Paço Municipal quanto nas redes sociais -, e ainda obtidas através de contatos feitos pelo jornal do município e imprensa oficial da região já foram encaminhadas à concessionária para tomada de providências.
O secretário de Governo afirmou ainda que a concessionária já está providenciando uma adaptação em seus sistemas de telemarketing e site para que as demandas feitas por moradores de Nova Odessa possam ser atendidas.
Atualmente, quando o munícipe aciona a CPFL Paulista através do 0800, uma gravação informa que o serviço é de responsabilidade da Prefeitura. “Esta situação, no entanto, não se aplica ao nosso município e a concessionária já está providenciando uma maneira para atender nossa cidade”, afirmou. A expectativa é que o novo sistema de atendimento esteja em funcionamento na próxima semana.
“Esperávamos uma vitória quanto ao deferimento do pedido de liminar que acabou vindo através do parecer do desembargador Johonsom Di Salvo. O processo de municipalização da manutenção da iluminação pública disparado pelo governo federal mostra atropelos e desrespeito aos Municípios e à Constituição Federal”, afirmou o secretário.
“Gostaria que o assunto fosse tratado a nível nacional com a seriedade que merece, pois os municípios estão sendo obrigados a assumir atividades desse fim quando, na minha opinião, deveriam focar seus esforços na gestão de qualidade dos serviços públicos básicos prestados a seus munícipes”, continuou.