Em reunião realizada nesta terça-feira no Ciep da Cidade Jardim, as Secretaria de Educação, Ação social e Unisal, decidiram iniciar o levantamento de crianças em caso de vulnerabilidade em três escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto “Promoção e proteção dos direitos das crianças” vai atingir a região da Cidade Jardim, Mathiensen e Jardim dos Lírios.
Segundo Juçara o projeto começou praticamente na Semana da Educação quando a Secretaria de Educação convidou para palestras a professora Maria Luisa Bissoto e a pedagoga, Maria Luiza Begnami que abordaram a questão dos “Os Impactos das vulnerabilidades no desenvolvimento psicossocial da criança e o papel da escola como fator de proteção de direitos” e “Direitos e deveres educacionais: o conflito como forma de educar”. A Rede Municipal de Ensino reforça e amplia o estudo sobre a questão com o curso de capacitação em “Saúde Mental Infantil” ministrado pela médica e psiquiatra Natália Biagi, da Unicamp.
Os objetivos centrais do programa são a prevenção e redução do abandono escolar precoce, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Segundo a secretária, o programa efetiva uma concepção diferenciada de escolas que se localizam em territórios econômica e socialmente desfavorecidos, marcados pela exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. O projeto trabalhará com estudantes da área de pedagogia, psicologia, assistente social e de direitos, quando necessitar e os profissionais da educação.