Considerado como um dos ‘pulmões’ de Nova Odessa, o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, recebeu a partir desta quarta-feira (20) o projeto “Pesca no Bosque”, permitindo que aposentados e idosos acima de 60 anos cadastrados no Clube da Melhor Idade pesquem no local como uma atividade de lazer. A lagoa do Bosque possui diversas espécies de peixes, como tilápia, lambari e cascudo.

O Bosque Manoel Jorge é muito utilizado para a prática esportiva e de lazer. São 647 mil metros quadrados de área verde, com caminho de 2,2 mil metros entre as árvores. Estima-se que seja responsável, sozinho, por 30% da arborização da área urbana de Nova Odessa. Há, no local, aproximadamente 200 espécies de árvores nativas e exóticas, plantadas entre o final dos anos 80 e início dos 90.
A estreia do projeto gratuito teve a participação de 50 pessoas, sendo 25 de manhã e 25 à tarde. A quantia é determinada tendo em vista a demanda de estrutura para supervisionar os idosos e a própria conservação do local. A princípio, serão duas pescarias realizadas mensalmente, com os interessados devendo se inscrever no Clube da Melhor Idade para agendamento.
O controle do acesso e a supervisão estão a cargo de funcionários do Clube, que disponibilizam bancos de madeira para uso dos pescadores, devendo requisitar o equipamento e devolvê-lo ao final do período de pesca. As iscas devem ser apropriadas (massas, rações e outras), não sendo permitido ao usuário alimentar os peixes com pães ou qualquer outro tipo de produto de matéria orgânica.
O início do projeto foi conferido pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “?? mais uma opção de lazer gratuita que estamos oferecendo para o pessoal da Melhor Idade”, ressalta Bill. “?? importante a diversão e socialização desses idosos, que ganham em qualidade de vida”, acrescenta Andréa Souza.
Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela ressalta que o projeto é autossustentável. “Mostra que é possível conciliar o lazer da população e a conservação da biodiversidade do bosque”, destaca. A Diretoria de Serviços Urbanos e o setor de Parques e Jardins realizaram, junto da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), um mutirão de serviços de limpeza e manutenção.
Uma das pessoas mais empolgadas na inauguração da pescaria era a aposentada Aparecida Martins, de 60 anos. “Eu adoro pescar e foi ótimo arrumarem o Bosque, porque é um excelente lazer para os idosos”, frisa. “A gente passa umas horas boas pescando e se divertindo”, acrescenta a munícipe, que levou para casa algumas tilápias. “Arrumei a misturinha de amanhã”, brinca.
Para o também aposentado Paulo Ferreira Oliveira, 60, a atividade foi nostálgica. “Depois de 20 anos, voltei a pescar hoje”, revela. “Costumava pescar no Nordeste e outros locais quando era jovem, mas depois trabalhei direto por muitos anos, não tinha tempo”, conta Oliveira. “?? uma atividade boa, uma distração pro pessoal da nossa idade”, completa.