A Diretoria de Cultura e Turismo de Nova Odessa realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 25, mais uma edição da Semana da Dança. Já tradicional no município, o evento comemora o Dia Internacional da Dança ??? celebrado em 29 de abril ??? e também dá espaço para que profissionais da cidade e região apresentem seus trabalhos.
De segunda até sexta-feira a Praça Central José Gazzetta e o CAS (Centro de Assistência Social) do Jardim São Jorge serão palco de apresentações do Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa e também de academias e professores convidados. A abertura, no dia 25, contará ainda com participação da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss.
PROGRAMA????O – A Semana da Dança de Nova Odessa terá início na segunda-feira, dia 25, às 20h, na Praça José Gazzetta, no Centro. A abertura será feita pela Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss com participação do Grupo Municipal de Dança.
Na terça-feira (26), estão programadas oficinas de dança e aulas abertas com professores convidados, a partir das 19h no CAS do Jardim São Jorge. No mesmo dia, às 20h, na Praça José Gazzetta acontecem apresentações de academias convidadas.
Na quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, a programação também conta com oficinas e aulas abertas a partir das 19h no CAS do Jardim São Jorge e apresentações na Praça Central.
O encerramento da Semana da Dança acontece sexta-feira, dia 29, a partir das 19h, na Praça Central José Gazzetta.
Outras informações sobre a programação da Semana de Dança podem ser obtidas na Diretoria de Cultura e Turismo, que fica na Avenida João Pessoa, 253, Centro. O telefone é 3466-2196 e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
O DIA INTERNACIONAL DA DAN??A
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. A data é comemorada em 29 de abril, escolhida por ser o dia de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).
Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.