A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa flagrou esta semana mais um descarte irregular na Estrada São Gonçalo. Desta vez, os autores da ação criminosa eram funcionários de uma marcenaria de Sumaré. O estabelecimento foi multado e os envolvidos obrigados a recolher o material despejado na estrada.
O flagrante foi feito pelos assessores da Secretaria de Meio Ambiente Adalto Nunes, José Carlos de Castro e Francisco Domiciano.
Segundo ele, instantes depois, ao deixarem o EcoPonto e seguirem para novas ações de fiscalização, encontraram novamente os funcionários da marcenaria e perceberam que os tambores que tinham no carro estavam vazios.
Diante do flagrante, os funcionários tiveram os dados anotados para autuação e ainda foram obrigados a recolher todo material descartado irregularmente. Em seguida, os assessores da Secretaria de Meio Ambiente o acompanharam até um profissional de Nova Odessa que possui triturador de madeiras e que fez a destinação final correta do material.
O descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares é tipificado como crime ambiental em Nova Odessa. Sancionada em setembro de 2014, a lei municipal 2.883/2014 declara como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo no município em área inapropriada. A multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil.
Munícipes que encontrarem irregularidades também podem auxiliar nos trabalhos, denunciando no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 ??? Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277 e 314 das 8h às 17h, ou pelo ramal 293, das 8h às 14h.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.