O projeto de Lei nº 40/2016, de autoria do vereador Tonhão do Veteranos (PMDB), que institui o Dia da Sukyo Mahikari, a ser comemorado anualmente no dia 27 de fevereiro, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
O Mahikari é um novo movimento religioso japonês (shinshūkyō) onde seus membros acreditam ser esta uma arte espiritualista que tem por objetivo a renovação espiritual de toda a humanidade. Segundo eles, esta renovação é fundamentada por revelações divinas que Deus (o Deus Supremo, criador do céu e da Terra) teria revelado para seu fundador Yoshikazu Okada.
Os movimentos, quase sempre, se utilizam de uma técnica chamada “arte Mahikari” (ou Okiyome) que, de acordo com os adeptos, é uma sagrada arte concedida por Deus, para transmitir a Luz Divina com o objetivo de purificar o espírito, a mente e o corpo. Essa energia é transmitida através da imposição da mão pelos praticantes e segundo eles, tem como objetivo transmitir a luz para as pessoas. Os praticantes se intitulam pontes entre Deus e os demais seres humanos e acreditam, por orientações dos dirigentes, que o fundador da Sukyo Mahikari, Sr. Yoshikazu Okada, auto denominado “Sukuinushi Sama”,como o dirigente mundial atual, razão da ligação direta com Deus.
A Arte Mahikari consiste em irradiar a Luz Divina, ou Luz Verdadeira, através da palma da mão. A sua prática é chamada de imposição da mão ou simplesmente purificação ou okiyome, em japonês.
A história mostra, em textos bíblicos ou nos Sutras, que Jesus ou Sidarta praticaram artes semelhantes para levar a salvação aos que sofriam. Hoje, vivemos uma época em que qualquer pessoa pode praticar a Arte Mahikari.