O vereador Bebeto Grippe (SD) descobriu na tarde desta quarta-feira grande quantidade de lixo hospitalar armazenado no Aterro Sanitário de Santa Bárbara d’Oeste. De posse de fotos e vídeos que comprovam o lixo escondido sob uma lona de cor preta e colchões velhos, o vereador acionou a Cetesb para denunciar a irregularidade e notificou o Ministério Público.
“Acionamos a Cetesb, via e-mail, conforme orientação dos mesmos e, novmente, acionamos o MP local para averiguação do problema que, sonda-se, ser a falta de pagamento para a prestadora do serviço”, disse Bebeto.
A fim de concluir a apuração dos fatos, o parlamentar continuou no local e flagrou a entrada e saída de veículo da empresa RCA, bem como o recolhimento dos resíduos em questão.
Para Bebeto, a retirada dos resíduos só aconteceu em razão da sua presença no local. “Obviamente, só foram ao local porque eu descobri. ?? uma falta de respeito com os servidores e pessoas que ali trabalham. Estão expostos à contaminação e colocando sua saúde em risco. Se isso é Governo Sério, o que é brincadeira então?”.
Vale ressaltar que, mesmo após denúncia apresentada ao Ministério Público no dia 17 de maio, com repercussão regional pela EPTV Campinas, o parlamentar flagrou, novamente, o acúmulo e armazenamento irregular de lixo hospitalar, mas, desta vez, escondido em um sala fechada nos fundos do Pronto-Socorro Edson Mano. Os vídeos que comprovam tal fato foram gravados nos dias 19 e 21 de maio e contrariam a justificativa do Poder Executivo de que o problema já havia sido solucionado.
Seguem anexos: denúncia à Cetesb; segunda representação ao MP (já existe uma em andamento); fotos do lixo no local e do seu recolhimento pela RCA.O Vereador Bebeto poderá disponibilizar todos os vídeos relatados acima, via whatsApp, para quem solicitar.