A prefeitura de Americana convocou uma coletiva de imprensa no fim da tarde desta quinta-feira com o secretário de fazenda Valmir Frizzarin e o secretário de negócios jurídicos, Alex Niuri, para esclarecer pontos colocados pela direção do sindicato dos servidores durante a sessão da Câmara no início da tarde.Segundo Niuri, a afirmação de Rogério Vanzo, diretor do sindicato, de que a prefeitura teria R$15 milhões em caixa é mentirosa. “Essa informação é mentirosa. Quem falou é mentiroso. Estamos tomando todas as providências judiciais para quem falou prove que esse dinheiro está na conta”, disse o secretário. Os secretários dividem as explicações do não pagamento em dois pontos. Um é a situação de como a prefeitura foi assumida pela atual administração. Segundo eles, as dívidas são exorbitantes. O outro é a crise nacional e a queda na arrecadação que, se não houvesse, o pagamento do funcionalismo não seria prejudicado.
Niuri ainda afirmou que o restante do pagamento do funcionalismo deve ser feito na próxima semana.
LIMINAR – a prefeitura está recorrendo de uma decisão judicial que a obriga a pagar o salário integral no 5º dia útil sob pena de multa de R$ 1 mil por servidor. No documento, Niuri afirmou que alega, apresentando extratos, que a prefeitura não tem dinheiro em caixa para cumprir a decisão. A liminar também determina o pagamento integral dentro de 48h após a prefeitura ser notificada. Esse limite deve vencer amanhã.
TERCEIRIZA????ES – em relação às terceirizações, principalmente a da coleta de lixo, Valmir afirmou que o pagamento feito no 5º dia útil é de débitos atrasados. A terceirização do setor foi duramente criticada pelo sindicato. Já Niuri defendeu a situação atual afirmando que o serviço é executado perfeitamente com o custo mais baixo da região.