A Inovativa, de Campinas, intermedia a compra e a venda de imóveis nos Estados Unidos feitas por brasileiros. Por meio de uma parceria com corretora em Miami, todo o trâmite jurídico e legal, seja comercial ou residencial, é feito pela internet, sem que o cliente precise se deslocar até aquele país. E há empreendimentos selecionados pelo governo americano que, quando adquiridos por estrangeiros, é concedido o green card para o comprador e sua família por cinco anos.
A corretora parceira da Inovativa nos Estados Unidos é campineira. Uiane Lim mora há 24 anos nos Estados Unidos, há 15 trabalha com corretagem e está associada à Galleria International Realty, localizada na rua Las Olas, na cidade de Fort Lauderdale, Florida. O fato de falar português facilita ao brasileiro e traz tranquilidade ao comprador. Aliás, Lim fala também espanhol, inglês e mandarin.
Outra facilidade é que Lim pode apresentar contadores, advogados, bancos, faxineiras e outros prestadores de serviço que falam português. “Se for o caso, a corretora em Miami pode até cuidar da logística para a decoração da casa, garantindo que os móveis e todos os detalhes escolhidos pelo cliente estejam em seus devidos lugares, e do gosto dele, quando o proprietário chegar”, afirma Eduardo Lippmann, um dos sócios da Inovativa.
Experiência própria
O engenheiro Brasil Geraldo Filho, empresário em Campinas, comprou seu primeiro imóvel nos Estados Unidos por intermédio da Lim em 2012. Gostou tanto do atendimento e comprovou que não há brecha para desconfiança que já acionou a corretora para outros três negócios que fechou na Flórida. O objetivo de Geraldo Filho é investir. Ele diz que o mercado imobiliário nos EUA é dinâmico e apresenta muita liquidez. “No início, teve medo de golpe e fui até lá para acompanhar. Mas é mesmo desnecessário. Corretora e advogado garantem lisura dos trâmites e os procedimentos são estritamente corretos e normatizados”, testemunha o engenheiro.
O processo começa com Lim enviando fotos e informações do imóvel por e-mail, vídeo, Facetime, Skype, whatsapp, e-mail, redes sociais, entre outras possibilidades. O contrato de compra pode ser assinado por e-mail. Se houver financiamento, a documentação final na transferência de escritura é enviada ao Brasil por e-mail. O comprador imprime, vai ao Consulado Americano, assina e recebe o carimbo do consulado, que é enviado para a corretora por Fedex. ???
De acordo com Lim, o pagamento é todo feito diretamente da conta do banco do comprador no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, para a conta do advogado nos Estados Unidos. Ele faz a documentação de transferência de escritura, chamada closing. “Não é preciso ter conta bancária nos EUA para comprar imóvel à vista. Mas para financiamento é necessário devido ao pagamento debitado do comprador mensalmente”, explica Lim.
Segundo Gabriel Rossi, advogado e sócio da Inovativa, na compra em pré-construção, o valor do imóvel é fixo, sem reajuste ou qualquer acréscimo. “Num apartamento que custou US$ 400 mil, por exemplo, na entrega do prédio o valor ainda é de US$ 400 mil. Por isso, é grande a vantagem em comprar nessa fase porque o valor de mercado sempre sobe, mas o preço que o comprador investiu fica congelado”, esclarece Rossi.
Green card
O Programa de Investidores Imigrantes dos EUA, conhecido como “EB-5”, é uma das formas mais eficientes para estrangeiros obterem o green card. Desde sua introdução, em 1990, pela Lei de Imigração Americana, o Programa EB-5 oferece uma categoria especial de vistos de imigrantes para investidores internacionais com elevado patrimônio financeiro.
Segundo Lippmann, existem alguns lançamentos nos Estados Unidos ligados ao visto EB5 de investidor. Atualmente, há empreendimentos em construção que custam a partir de US$ 650 mil que dão direito ao green card por cinco anos ao investidor e aos membros de sua família (cônjuge e filhos de até 21 anos de idade).
“Do valor total do imóvel, sempre US$ 500 mil é direcionado ao governo americano e o restante vai para a construtora. Ao final dos cinco anos do uso do green card, o imóvel passa a pertencer ao investidor, que pode pedir a residência permanente, o que abre caminho para a nacionalidade.
Dados e detalhes
– Toda a transação é feita através de advogados. Os profissionais americanos fazem a documentação da transferência de escritura, verificam se a propriedade está isenta de pendências financeiras ou se não há processos abertos na prefeitura. O imóvel somente pode ser vendido se tudo estiver limpo e claro nos registros;
– Se o imóvel se localizar em um edifício, a associação do condomínio somente permite a venda se o proprietário estiver em dia com as contas e se ele aprovar o comprador, mediante pesquisa de referências bancárias e pessoal, além de entrevista.???
– Para compra do imóvel nos EUA é preciso pagar 0,38% de IOF na transferência do dinheiro;
– Na compra à vista, o processo demora 20 dias e os gastos com transferência de escritura saem, em média, 1,5% do valor do imóvel;
– No caso de financiamento, o processo demora até 60 dias e os valores da transferência de escritura e banco giram em torno de 4,5% do valor do apartamento ou casa.
– O banco exige um mínimo de 35% de entrada para o financiamento, com juros anuais em torno de 4.7%;
– O financiamento é de 30 anos, podendo ser quitado quando quiser;
– No caso de pré-construção ou lançamento, normalmente as construtoras exigem o pagamento de 50% de entrada no período de 2 anos, durante a construção.
??? – No caso do investimento em imóvel para obtenção do green card por cinco anos, além dos US$ 500 mil para o governo americano e do montante destinado à construtora, há ainda taxas legais que incluem o trabalho jurídico.