Você provavelmente já ouviu que o açúcar é viciante, mas apenas como é viciante pode surpreendê-lo. Em um estudo de 2007, pesquisadores da Universidade de Bordeaux procuraram determinar qual substância seria mais viciante para ratos de laboratório: a cocaína ou açúcar.
Eles usaram gaiolas equipadas com duas alavancas de rato: uma deu aos ratos uma batida intravenosa de cocaína; o outro deu-lhes 20 segundos para beber o tanto quanto eles queriam de água adoçada com sacarina, um adoçante artificial (no primeiro teste) ou sacarose, um açúcar natural.
Antes de iniciar os testes, os ratos foram autorizados a amostra cada alavanca duas vezes para ver como eles gostaram. Uma vez que o teste começou, 94% dos ratos escolheram a água adoçada com sacarina, e o mesmo aconteceu quando a água foi adoçada com açúcar. Curiosamente, os ratos ainda preferia a água adoçada mesmo quando os pesquisadores gradualmente aumentava a dose de cocaína.
Os investigadores sugerem que os animais e os seres humanos reagem de forma tão dramática a doçura porque os nossos receptores de coisas doce evoluiu num momento em que as dietas eram muito baixo teor de açúcar, portanto, qualquer doçura além desse nível pode criar uma resposta anormalmente elevada nos centros de recompensa do cérebro.