Após 14 anos de ausência no cenário esportivo nacional, a Taça Brasil de Ciclismo de Pista e Estrada está de volta. O retorno acontecerá em Americana, município escolhido pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) ??? organizadora do evento ??? para sediar a competição que começa amanhã, 31/10, e vai até domingo, 02/10, no Velódromo Municipal Miguel Stoco (Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha) e na Avenida Antônio Pinto Duarte.
Contando com centenas de ciclistas das principais equipes do país, a competição valerá pontos para o ranking de pista da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). As categorias que contarão pontos são Juvenil, Junior e Elite, masculino e feminino. As provas de pista acontecerão no velódromo durante a sexta-feira e o sábado. A disputa de estrada acontecerá na manhã de domingo, no portal de Americana, fechando a Taça Brasil de Ciclismo.
Medalhista no Mundial de Pista Master no início do mês de outubro, na Inglaterra, o experiente atleta e técnico das equipes americanenses, Estevam Mancini, confirmou presença nas provas de pista. Matheus Moraes, Leandro De Larmelina, Caio Buoni, Alice Melo, Carol Borges, Bianca Terumi e Luana Bezzerra também representarão o ciclismo da Secretaria de Esportes de Americana.
As disputas de pista serão as seguintes: Velocidade Individual masculino/feminino; Km masculino; 500 m feminino; Keirin masculino/feminino; Scratch masculino/feminino; Velocidade por equipes masculino/feminino; e Perseguição por equipes masculino/feminino. Já na Estrada haverá a disputa do masculino, com 80 km, e a feminino, com 50 km.
O evento premiará com medalhas os três primeiros colocados nas provas individuais e por equipe. A equipe campeã geral feminino e masculino receberão o troféu transitório da Taça Brasil de Ciclismo, que é organizada pela FPC com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Americana, através da Secretaria Municipal de Esportes.