(Reuters) – O Brasil conseguiu finalmente acabar com a espera por uma medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos ao derrotar a Alemanha no pênaltis, neste sábado, no Maracanã, após empate de 1 x 1, em um reencontro com seu algoz na Copa do Mundo de 2014.
Três vezes vice-campeão (1984, 1988 e 2012), o Brasil conquistou o primeiro título olímpico graças a uma defesa de Weverton e à cobrança decisiva de Neymar na disputa de pênaltis.
Neymar marcou o primeiro gol da seleção brasileira na partida, aos 26 minutos, cobrando falta sofrida por ele mesmo, em um primeiro tempo com maior posse de bola do Brasil mas em que a Alemanha foi muito perigosa e acertou três vezes o travessão.
A seleção e a torcida demoraram a acordar para a segunda etapa, e os alemães se aproveitaram de uma desorganização defensiva do Brasil para empatar, aos 14 minutos, com Meyer, livre dentro da área após cruzamento de Toljan.
O Brasil continuou a ter maior posse de bola durante a prorrogação, mas não conseguiu chegar à vitória ao desperdiçar boas chances de gol com Luan e Felipe Anderson, e o jogo foi para os pênaltis.