O perfil do consumidor tem mudado a cada dia. Principalmente pela melhora da economia alguns anos e ascensão de pessoas que não buscavam novas maneiras de consumir, até mesmo por falta de conhecimento. Hoje, além de comprar o produto, a experiência, o atendimento e o pós-venda, valem muito na hora de conquistar o cliente e, também, na sua experiência com o produto. Outro ponto é o do consumo consciente, onde não apenas a parte econômica, mas a cadeia de valor e a posição que a empresa emprega com seus colaboradores, é de suma importância, aponta a especialista em sustentabilidade Fabiana Crivano, professora do ISAE/FGV. A empresa ser sustentável em suas ações é ponto fundamental na briga pela concorrência. Não há mais espaço para as organizações que não se importam com o meio ambiente e as questões climáticas que assolam o Planeta. O consumidor vê isso como um diferencial, e em muitos casos como uma obrigação a empresa ter valores sustentáveis. Porém, nem todos ainda têm esse olhar sobre na hora de consumir. Como fazer para se tornar um consumidor consciente? O primeiro passo é olhar para o próprio bolso e saber onde está investindo e gastando seu dinheiro. Muitas empresas já expõem seus métodos de fabricação e como isto ocorre. Outro ponto que pode ser conferido é dentro do seu guarda roupa. Doar suas roupas pouco usadas, fazem de você um consumidor que faz o produto girar e não ficar parado. Na hora de consumir, é importante buscar informações sobre o determinado produto e qual sua procedência, momento em que entra a cadeia de valor. Diversas marcas têm chegado ao Brasil, trazendo uma “pegada” diferente, com materiais recicláveis, que utilizam menos água e que não poluem tanto em sua fabricação. Para completar, é importante o consumidor estar atento as novas tendências e sempre buscar o melhor na hora da compra.